quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Iª JORNADA DE VIH ADULTOS.




Na comemoração do 5º aniversário do programa DREAM, o hospital tem tido a possibilidade de facilitar a 1ª Jornada de VIH/Adultos em Angola. Esta Jornada tem sido realizada graças ao apoio existente entre o Hospital Vall d’Hebrón de Barcelona e a nossa Instituição.
A Jornada, que teve o objectivo de aprofundar no Manuseamento do tratamento antirretroviral e da co-infecção com TBC, foi apoiada e divulgada pela Repartição Municipal de Saúde de Cubal e o Departamento Provincial de Saúde Pública de Benguela.
Com uma participação de 88 profissionais de saúde, houve representação de quase a totalidade dos municípios e Instituições sanitárias da Província de Benguela. Pessoal médico e de enfermagem e outros trabalhadores da saúde.
A Jornada foi preparada pelos Drs. Vicenç Falcó e Fernando Salvador, ambos médicos, especialistas de Medicina Infecciosa e membros do quadro médico do Hospital Vall d´Hebrón de Barcelona (Espanha). Junto à experiência e profissionalidade dos dois médicos fizeram também a sua contribuição o Dr. Ferreira e o Sr. Jacob em representação do Departamento Provincial de Saúde Pública de Benguela.
O acto foi realizado no Centro de Formação do Hospital e a abertura foi presidida pela Vice-administradora do Município de Cubal, Sra. Filomena Pascoal, ladeada pelo Representante da Direcção Provincial de Saúde Pública de Benguela, do Representante da Repartição Municipal de Saúde de Cubal e da Directora Geral do Hospital.
O grande impacto desta Jornada, junto à 1ª Jornada Pediátrica realizada no mês de Janeiro, esta vez orientada pela Dra. Claudia Fortuny, do Hospital de São João de Deus de Barcelona tem sido muito grande. Sendo de importância relevante o facto de ser reconhecida a formação a nível oficial pelas autoridades sanitárias correspondentes. Na Jornada pediátrica realizou o acto de abertura o Sr. António Saraiva, Administrador Municipal de Cubal.
Ambas jornadas e uma outra, realizada pela Dra. Alicia Sánchez e a Sra. Rebeca Acedo a nível interno sobre Nutrição e Alimentação, marcam o novo rumo que o hospital quer assumir: potenciar a investigação, o estudo e a reflexão como metodologia para uma formação permanente e continuada não só para o pessoal da Instituição mas também para outros profissionais doutras Instituições locais e provinciais.
Na jornada pediátrica enfatizou-se sobre o momento de iniciar o Tratamento ARV nas crianças e sobre a Prevenção da Transmissão materno-fetal, a importância de realizar a testagem a todas as mulheres grávidas assim como iniciar mais precocemente o tratamento nas crianças a fim de garantir maior qualidade de vida das mesmas.
Na Jornada actual, foram analisados a forma de actuação do tratamento antirretroviral, os fármacos existentes e as pautas de uso para garantir um correcto tratamento. Salientou-se uma vez mais a importância do acompanhamento médico dos doentes, a correcta utilização dos protocolos e a necessidade de implementar com prontidão os consensos nacionais do INLS. Continuarmos a trabalhar pela aderência dos doentes ao tratamento evitando o abandono do mesmo.
Um lugar importante na jornada teve o manuseamento de doentes com suspeita de falência do tratamento ARV e os doentes com co-infecção com Tuberculose, frequente no nosso meio.
Esperamos que estas Jornadas sejam apenas as primeiras doutras que poderão ser realizadas com carácter anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário