sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Jornadas debatem sobre tratamento de tuberculose


Cubal – As segundas jornadas científicas do Hospital Diocesano da Nossa Senhora da Paz, município de Cubal, província de Benguela, realizam-se nessa sexta-feira, sob tema “Manuseamento da tuberculose multirresistente”.
 
O encontro, com duração de apenas um dia, serve para actualizar os conhecimentos dos profissionais, tendo em conta o manuseio do tratamento dos doentes com tuberculose resistente.
 
Aborda, entre outros, os temas “Manuseamento da tuberculose multirresistente-pate l e ll”, “Co-infecção VIH-TBC”, “Epidemiologia da tuberculose (Visão global e nacional), tuberculose no Cubal”, “A luta contra a tuberculose conhecendo ao velho inimigo” e “Estratégias para aumentar a adesão”.
 
As jornadas, com prelectores espanhóis idos do Hospital Universitário de Vall d’Hebrón de Barcelona (Espanha), vão contar com mais de 112 participantes, entre académicos da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila e técnicos de enfermagem do município anfitrião e dos de Benguela, Lobito, Balombo, Bocoio, Ganda e Caimbambo.
 
A directora-geral daquela unidade hospitalar do Cubal, Maria Milagros, que falava à Angop, reconheceu a importância da promoção do encontro, dada a necessidade da conjugação de esforços para garantir um atendimento eficaz aos doentes e ainda pela prevalência da tuberculose na região.
 
Notou que a preocupação continua a ser a resistência dos doentes em medicação, daí que o Hospital Diocesano, com o Departamento Provincial de Saúde Pública de Benguela e o Hospital Universitário VALL d’HEBRÓN deseje realizar estudos sobre administrar medicamentos especiais para doentes com tuberculose resistente.
 
Maria Milagros reconheceu a inexistência de medicamentos para o tratamento da tuberculose, no país, como a causa da ida de pacientes diagnosticados com essa patologia ao mercado informal, onde adquirem antibióticos e paracetamol, invés dos fármacos apropriados.
 
Considerou que, com a abertura de mais postos de atendimento, o número de pacientes internados no Hospital Diocesano da Nossa Senhora da Paz tem vindo a reduzir ano após ano, tendo em 2011sido atendidas 800 pessoas naquela unidade.
 
O centro de tratamento do Hospital Diocesano da Nossa Senhora da Paz, no qual estão internados 120 pacientes, tem capacidade de 500 camas, estando prevista uma redução para metade, com a reabilitação das instalações, para garantir melhores condições de atendimento.
 
As Primeiras Jornadas Científicas do Hospital Diocesano, da Missão Católica no Cubal, resultam duma parceria entre aquela instituição, o Departamento Provincial de Saúde Pública de Benguela e o Hospital Universitário de Vall d’Hebron.
 
Em 2011, o tema central foi o VIH/SIDA em adultos.